Pular para o conteúdo principal

Que diabos é punta tacco?

(Da sucursal em Brasília-DF) - Que diabos é um punta tacco no S, pergunta você, leitor. Para dar nome ao blog, deve ser algo no mínimo muito bacana.

E é.

Veja este vídeo de Ayrton Senna. Uma aula de punta tacco em um Acura NSX. 

Se estiver sem saco para assistir ao vídeo todo, vá aos 55 segundos. Lá Senna executa com primazia um fodástico punta tacco, engolindo a chicane formada pelas curvas 15, 16 e 17 que abrem espaço para a reta de Suzuka, na terra do mítico Taki Inoue*.




Ignorem o mocassim e a meia branca e prestem muita atenção na técnica. Freio e acelerador acionados ao mesmo tempo com o pé direito, enquanto o pé esquerdo trabalha na embreagem. 

Um show de pilotagem que em chicanes ou nos S, como o S do Senna em Interlagos, fica mais bonita ainda.

É uma manobra que merece dar nome a um blog.

(Quando eu aprender a fazer isso direito, prometo que posto um vídeo aqui.)


* O japonês Taki Inoue carrega a honraria de ser o único piloto da história da Formula 1 que conseguiu ser atropelado por uma ambulância durante uma corrida.

Comentários

Unknown disse…
Esse vídeo é um perigo. Quantas vezes me achei o Sr. punta taco depois de assisti-lo. kkkk.
Unknown disse…
Nilsão, acabei de aprender o nome (punta tacco) da minha primeira arte como motorista mirim kkkkk
Aprendi a dirijir na roça aos 12 anos num Santana Quantum 88 que não tinha afogador, com problemas no carburador e o freio de mão não prestava, daí nas subidas que tivesse que parar ou feriar o carro eu sempre praticava o tal punta tacco. Meu pai sempre conta isso todo orgulhoso hahaha
NilsonCarvalho disse…
Hehehehehehehe. E tem muito marmanjo que tenta fazer e se dá mal!

Postagens mais visitadas deste blog

De volta à Europa

(Da sucursal em Brasília-DF) – No domingo começa a temporada europeia da Formula 1, depois de uma sessão de quatro provas no oriente. A volta das corridas ao continente europeu trará duas grandes mudanças, com efeito já no GP da Espanha de domingo: -  melhoria da minha qualidade de vida. As largadas voltam a ser às 9h da manhã e eu deixo de ser obrigado a acordar no meio da madrugada de domingo para não ter de ver a corrida no compacto do Esporte Espetacular; - a logística da F1 se acerta. Como as equipes não precisam mais se deslocar para o outro lado do planeta, engenheiros e designers passam a ter mais tempo para desenvolver os carros. É no começo das provas na Europa que o campeonato acirra a disputa, com equipes aperfeiçoando os carros com mais eficiência e em menos tempo. Especula-se, por exemplo, que o novo chassi que a Red Bull usará na Espanha é fantástico, sensacional e fodástico. Porém, de tudo o que pode mudar a partir de domingo,

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escrita "vendo" chamando atenção no vidro. Não tive dúvidas: peguei o primeiro retorno e fui ver de perto um dos carros mais bonitos já fabricados no Brasil. Ele estava estacionado de costas para a rua, então só quando desci do carro pude ver que tratava-se de um modelo 1967, o único a trazer quatro faróis, diferente dos anteriores que tinham dois faróis. O 1967 além do design diferente dos anteriores, é especial por ser do último ano de produção do Belcar no Brasil. Perguntei para as pessoas por ali pelo dono do carro que me indicaram ser o proprietário da lanchonete quase em frente à vaga onde estava parado o Belcar. Lá não encontrei o dono do carro, mas o irmão dele, o Márcio. Segundo ele, o carro está com o motor original, funcionando bem, e com documentos em ordem. O Márcio ainda me disse que querem R$ 16 mil por ele.

A babaquice anti-Barrichello

Erguido por Coulthard e Hakkinen e humilhado pelos brasileiros (Da sucursal em Brasília-DF) - Ouvi na CBN na manhã de hoje o programa Hora de Expediente, apresentado pelo ator Dan Stulbach, o economista Luiz Gustavo Medina e o escritor José Godoy. Gosto bastante do programa noturno de sexta-feira que esses três fazem, o Fim de Expediente, o que não quer dizer que ache tudo o que eles dizem bacana ou engraçado. O tema do programinha de 7 minutos da manhã de hoje foi puxado por Dan Stulbach, que trouxe a piada bobinha de Rubens Barrichello x tartarugas. Segundo Stulbach, hoje é Dia Mundial da Tartaruga e aniversário de Rubens Barrichello. E, para entrar no certame das piadas batidas e sem muito argumento, o ator conectou os dois eventos e os três apresentadores fartaram-se na lida de malhar ao Rubens. Mas, fora do senso comum e atendo-se aos números, Rubens merece ser comparado a tal da tartaruga? - 326 corridas, 19 temporadas - alguém lento ou ruim largaria tantas vezes