Pular para o conteúdo principal

PuntaData - fiscalização de trânsito especial de Copa

Foto que fiz em 1ºde novembro do ano passado: enquanto
o inferno dominava a via, o agente do Detran descansava
assentado sobre o capô da vaitura.
Quem lê meu blog há mais tempo deve lembrar-se da miniauditoria que eu fiz sobre a fiscalização de trânsito no DF. Por quase um mês, em janeiro e fevereiro, anotava em um bloquinho sempre que via alguma viatura de fiscalização de trânsito nas ruas.

Além de marcar sempre que via uma viatura, também tomava nota a cada vez que passava por mim algum carro trafegando pelo acostamento, que é de longe a infração de trânsito que mais me irrita. Se quiser entender melhor do que se tratava, dê uma lidinha aqui.

Os números que colhi foram entre 14 de janeiro e 7 de fevereiro, com os seguintes resultados:

- 628 km rodados;
- 324 carros trafegando pelo acostamento;
- 19 viaturas de fiscalização.

A maioria destes quilômetros percorridos foi em vias de grande fluxo como a EPTG, EPIA, Estrutural, Elmo Serejo e considerei somente as horas de maior movimento para fazer as anotações: entre 7h e 10h e entre 17h00 e 21h.

Com os números coletados, fica fácil perceber que naquela época faltava fiscalização nas ruas. Enxerguei uma viatura a cada 33 quilômetros rodados e, esbaldando-se na falta de fiscalização, 1,9 carros trafegando pelo acostamento a cada quilômetro.

Ontem decidi recomeçar minha miniauditoria para medir o efeito Copa sobre o trânsito de Brasília. Parece que a Copa vai levar às ruas mais agentes de trânsito. De ontem para hoje já vi três blitzes. Nos últimos seis meses, não tinha enxergado nenhuma.

Comecei ontem minhas anotações e amanhã já posto a primeira. Vamos ver no que vai dar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De volta à Europa

(Da sucursal em Brasília-DF) – No domingo começa a temporada europeia da Formula 1, depois de uma sessão de quatro provas no oriente. A volta das corridas ao continente europeu trará duas grandes mudanças, com efeito já no GP da Espanha de domingo: -  melhoria da minha qualidade de vida. As largadas voltam a ser às 9h da manhã e eu deixo de ser obrigado a acordar no meio da madrugada de domingo para não ter de ver a corrida no compacto do Esporte Espetacular; - a logística da F1 se acerta. Como as equipes não precisam mais se deslocar para o outro lado do planeta, engenheiros e designers passam a ter mais tempo para desenvolver os carros. É no começo das provas na Europa que o campeonato acirra a disputa, com equipes aperfeiçoando os carros com mais eficiência e em menos tempo. Especula-se, por exemplo, que o novo chassi que a Red Bull usará na Espanha é fantástico, sensacional e fodástico. Porém, de tudo o que pode mudar a partir de domingo,

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escrita "vendo" chamando atenção no vidro. Não tive dúvidas: peguei o primeiro retorno e fui ver de perto um dos carros mais bonitos já fabricados no Brasil. Ele estava estacionado de costas para a rua, então só quando desci do carro pude ver que tratava-se de um modelo 1967, o único a trazer quatro faróis, diferente dos anteriores que tinham dois faróis. O 1967 além do design diferente dos anteriores, é especial por ser do último ano de produção do Belcar no Brasil. Perguntei para as pessoas por ali pelo dono do carro que me indicaram ser o proprietário da lanchonete quase em frente à vaga onde estava parado o Belcar. Lá não encontrei o dono do carro, mas o irmão dele, o Márcio. Segundo ele, o carro está com o motor original, funcionando bem, e com documentos em ordem. O Márcio ainda me disse que querem R$ 16 mil por ele.

Bela Williams

Como a negociação das cotas dos maiores patrocínios na Williams foram fechadas definitivamente no final de fevereiro, só agora a equipe inglesa apresentou as cores do FW36, que será pilotado por Valtteri Bottas e pelo brasileiro Felipe Massa. A Williams FW36, pilotada por Felipe Massa A grande novidade na pintura é a Martini, fabricante de bebidas. Como principal patrocinadora do time, ela dita as cores do carro que é predominantemente branco, com grafismos em azul e vermelho. O nome da equipe também mudou. Agora os ingleses assinam Williams Martini Racing.   E o carro ficou especialmente bonito. A cor branca conseguiu aliviar o desenho esquisito do bico e os traços em cor deixaram o conjunto muito elegante. É o mais belo do grid. Seguindo o layout do bólido, os macacões dos pilotos também são muito bacanas e relembram velhos tempos de um automobilismo romântico, dos anos 1970, 1980, quando a Martini estampava carros e vestimentas em diversas categorias mundo afora